ROTEIROS TURÍSTICOS

Os Roteiros Turísticos de Jambeiro recebem o destaque para os Roteiros Cicloturísticos Intermunicipais, que incluem principalmente os, municípios limítrofes formando circuitos entre as cidades de Taubaté, Caçapava, Redenção da Serra, Paraibuna e São José dos Campos, este o maior emissor de ciclistas.
Na área urbana da cidade há o contexto das ruas históricas e seu conjunto arquitetônico histórico, que juntos formam o percurso de City Tour em formato de circuito originado o Roteiro Turístico Histórico de Jambeiro.
Esses roteiros possuem atrativos que enaltecem a história, oportuniza o contato com a natureza, com a agricultura e tradições regionais. Movimenta os segmentos do turismo, principalmente o Turismo Rural e Gastronômico de Jambeiro e região, estimulando a geração de emprego e renda, sendo fundamentais para o desenvolvimento do turismo de forma regionalizada, fomentando o crescimento da atividade nos Municípios, sendo assim um fortalecedor dos princípios da sustentabilidade, valorizando a sociedade e enaltecendo a autoestima.
Os Roteiros Cicloturísticos possuem rotas que não exigem elevados conhecimentos técnicos, podem ser autoguiadas e exigem uma intensidade de moderada a intensa devido a altimetria de alguns trechos serem elevadas, por outro lado, essas elevações proporcionam paisagens panorâmicas e cênicas da região do Vale do Paraíba, podendo em dias claros, avistar as cidades próximas. Em alguns pontos é possível banhar-se em rios e cachoeiras que estão às margens das estradas rurais, que interligam bairros e povoados. Podem ser realizados em um ou mais dias.

Rota Cicloturística Intermunicipal - Vaca Preta
São José dos Campos a Jambeiro
Ponto de início do roteiro, partindo do estacionamento da Lanchonete Vaca Preta, município de São José dos Campos, comércio às margens da Rodovia Tamoios e possui lanchonete, sanitários, estacionamento para veículos, local de ponto de partida dos ciclistas para a estrada que liga até a Jambeiro, 5 km de descida até a entrada da estrada de terra com paisagens cênicas típicas da região do Vale do Paraíba, não passa muitos automóveis, deixando o trajeto bem tranquilo para o Cicloturismo de dificuldade técnica fácil, intensidade moderada, trechos sombreados, alguns pontos acompanhados por riachos, 4 km de asfalto na metade, passa por dentro de Jambeiro, onde constatou-se que os ciclistas fazem pausas para refeições, em sua grande maioria lanches rápidos e retornam para o ponto de origem por outro trajeto, tornando o roteiro em formato circular, veja mapa ilustrativo a seguir:

VACA1

VACA 2

Essa rota é procurada por visitantes, principalmente de origem das cidades vizinhas, como São José dos Campos e Jacareí, seu trajeto não possui trechos muito acentuados, tornando o trajeto de intensidade moderada, sem dificuldades técnicas, alguns trechos percorrem por estradas com reflorestamento arborizadas e sombreadas com diversidades de paisagens da Mata Atlântica.

VACA3

 

Rota Cicloturística Intermunicipal Cultura Caipira
Taubaté - Caçapava - Jambeiro - Paraibuna - Redenção da Serra
Rota de Cicloturismo de roteiros integrados com os Municípios de Taubaté, Caçapava, Jambeiro, Paraibuna e Redenção da Serra, em formato de circuito, podendo ser realizado em um ou mais dias, percurso em estradas rurais bem sombreadas, alguns momentos acompanhadas por riachos, trechos de sin g le track, isto é, trilha por onde só é possível passar uma pessoa ou bicicleta por vez, por bosques, percurso esse chamado de Trilha da Onça. Paisagens cênicas, com passagens por mirantes como o da Serra das Coletas e mirante “Morro das Torres”, de onde pode-se avistar o “mar” de colinas e serras da região como também algumas cidades do Vale do Paraíba.

CAIP1

CAIP2

CAIP3

 

Rota Cicloturística Intermunicipal SJC - RED
São José dos Campos - Jambeiro - Redenção da Serra
Ponto de início da rota, partindo do estacionamento da Lanchonete Vaca Preta, município de São José dos Campos, comércio às margens da Rodovia Tamoios e possui lanchonete, sanitários, estacionamento para veículos, local de ponto de partida dos ciclistas para a estrada que liga até à Jambeiro, 5km de descida até a entrada da estrada de terra com paisagens cênicas típicas da região do Vale do Paraíba, não passa muitos automóveis, deixando o trajeto bem tranquilo para o Cicloturismo de dificuldade técnica fácil, intensidade moderada, trechos sombreados, alguns pontos acompanhados por riachos, 4km de asfalto na metade, passa por dentro de Jambeiro, onde constatou-se que os ciclistas fazem pausas para refeições, em sua grande maioria lanches rápidos e seguem em direção a Redenção da Serra, visitam o centro histórico da cidade e retornam o roteiro até o seu ponto inicial.

sjc red 1

sjc red 2

sjc red 3

 

Rota Cicloturística Intermunicipal Bar Do Jonas
Taubaté - Caçapava - Jambeiro
O ponto de início da rota são dois, um no bairro do Barreiro em Taubeté e outro em Caçapava Velha, ambos são limítrofes e utilizam a mesma rota. Os dois pontos passam pelo popular Bar do Jonas, local de ponto de encontro de ciclistas que com o nome do bar “apelidou” o trajeto com o nome do mesmo.
Trajeto com fluxo quase que diário de ciclistas, região de paisagens cênicas, cachoeiras no trajeto feito em estrada rural, e trechos de single track por pastagens, áreas de reflorestamento e pequenas florestas. Seguem até chegarem em Jambeiro, onde fazem pausa para descanso e refeições, preferencialmente rápidas em lanchonetes e padarias, assim aponta o estudo de Pesquisa de Demanda Turística de 2021.

fig1 bar jonas

fig2 bar jonas

fig3 bar jonas

 

Rota Cicloturística Intermunicipal Tbt Paraibuna
Taubaté - Jambeiro - Paraibuna
Rota em formato circular, podendo ser realizada em 1 ou 2 dias. A primeira etapa possui dois pontos que podem ser de partida, um no bairro do Barreiro em Taubaté e outro em Caçapava Velha, ambas rotas passam pelo popular Bar do Jonas, local de ponto de encontro de ciclistas que com o nome do bar “apelidou” o trajeto.
Trajeto com fluxo quase que diário de ciclistas, região de paisagens cênicas, cachoeiras no trajeto realizado em estrada rural, e trechos de single track por pastagens, áreas de reflorestamento e pequenas florestas. Seguem até chegarem em Jambeiro, onde fazem pausa para descanso e refeições,
A segunda etapa segue pela rota do tropeiro até o município de Paraibuna.

1

3

2

Uma plataforma completa para você gerenciar o portal da sua prefeitura.