CUIDADOS E ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 

01

Prevenção, identificação, tratamento e acompanhamento de situações relacionadas a distúrbios nutricionais (baixo peso, desnutrição, sobrepeso e obesidade).

02

Rastreamento em saúde da criança: triagem neonatal (teste do pezinho e reflexo vermelho) e identificação precoce de sopros cardíacos.

03

Suplementação nutricional (vitaminas, minerais) quando indicado.

04

Prevenção, busca ativa, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da criança e adolescente com hanseníase.

05

Prevenção, rastreamento de sintomáticos respiratórios, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e investigação de contactantes da criança e adolescente com diagnóstico de tuberculose.

06

Acompanhamento da criança com microcefalia / zika vírus.

07

Prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da criança e adolescente com sífilis, hepatites virais, HIV e outras ISTs.

08

Prevenção, identificação, aconselhamento e tratamento em relação ao tabagismo.

09

Prevenção, identificação e aconselhamento em relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

10

Prevenção, identificação, acolhimento e acompanhamento de situações de violência contra crianças e adolescentes, preferencialmente em parceria intersetorial com serviços de assistência social e segurança pública.

11

Prevenção e promoção da segurança da criança e do adolescente contra injúrias físicas.

12

Acompanhamento de crianças e adolescentes com necessidades de cuidados paliativos, oferecendo orientações aos familiares/cuidadores e demonstrando o que pode ser realizado para conforto da criança/adolescente.

13

Atendimento domiciliar de crianças e adolescentes acamadas, com impossibilidade de locomoção, em algumas situações pós-óbito ou de resistência ao tratamento.

14

Identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado e problemas relacionados ao contexto escolar e/ou trabalho infantil.

15

Identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes com deficiências físicas e/ou mentais.

16

Identificação e manejo de problemas de crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência.

17

Identificação e seguimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (violência, trabalho infantil, medida socioeducativa, acolhimento institucional, em situação de rua, migrantes e refugiados).

18

Atendimento à demanda espontânea com avaliação de risco.

19

Atendimento de urgências/emergências para crianças e adolescentes.

20

Identificação e manejo dos problemas mais comuns do recém-nascido e lactente: cólicas do lactente, regurgitação e vômitos, constipação intestinal, monilíase oral, miliária, dermatite das fraldas, impetigo, dermatite seborreica, icterícia, problemas do umbigo, hérnia inguinal e hidrocele, testículo retido, displasia do desenvolvimento do quadril.

21

Atendimento aos agravos prevalentes na adolescência: atraso puberal, puberdade precoce, acne, dor escrotal (criptorquidismo, torção testicular, epididimite, varicocele), ginecomastia puberal. dismenorreia, obesidade, vulvovaginites.

22

Identificação, manejo e acompanhamento do adolescente com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e/ou com dificuldades na acuidade visual.

23

Manejo das doenças crônicas respiratórias mais prevalentes.

24

Atendimento e escuta do adolescente em qualquer situação, mesmo desacompanhado, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

25

Identificação, acompanhamento e atenção integral à adolescente gestante e puérpera.

26

Identificação, acompanhamento e manejo de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico incluindo ações de prevenção ao suicídio com adolescentes.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.