SAMU 192 – Veja como Funciona

Publicado em: outubro 27, 2015

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atende casos de urgência e emergência em qualquer local de Jambeiro: em casa, no trabalho, locais públicos e privados, zona urbana e zona rural, basta ligar 192.

Esse serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O posto da ambulância do SAMU 192 de Jambeiro está localizado na rua Antonio de Castro Leite, 16, centro, ao lado da UBS Jocelina Meireles.

O serviço SAMU 192 é uma rede da qual Jambeiro faz parte, o Consócio Intermunicipal de Saúde do Alto do Vale do Paraíba (CONSAVAP), em conjunto com São José dos Campos, Jacareí e Caçapava. Conheça mais no site http://www.consavap.com.br

Quando acionado o número 192, uma Central de Regulação localizada em São José dos Campos, atende a todas as chamadas, (dos 04 municípios), realiza a triagem, ouvindo a solicitação e coletando dados como endereço, e repassa a ligação ao médico plantonista do SAMU.

No caso do médico da Central de Regulação do SAMU 192 determinar, a ambulância do SAMU de Jambeiro poderá acessar qualquer serviço de urgência e emergência das cidades de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava, portanto, ampliamos para Jambeiro, o atendimento urgente ou emergencial para três grandes cidades, com robusta infra estrutura.

A missão do SAMU 192 é salvar vidas, todos os esforços são nesse sentido: para casos graves e que exijam ação imediata e assertiva.

Quando chamar o SAMU 192:

• Dores no peito de aparecimento súbito;
  • Situações de intoxicação e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
    Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;
  • Problemas respiratórios graves;
  • Crises convulsivas;
    Acidentes graves como: trânsito, choque elétrico, afogamento;
  • Tentativa de suicídio;
  • Perda de consciência (desmaio);
  • Sangramento (hemorragia);
  • Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Quando NÃO chamar o SAMU 192:

• Transporte para realização de exames;
  • Transporte para internação hospitalar;
  • Situações clínicas não urgentes como dores musculares crônicas, febre baixa, resfriados;
  • Transporte simples até serviços de saúde para consultas ou procedimentos não urgentes ou emergenciais;
  • Transporte de pacientes em alta médica;
  • Situações em que o paciente possui condições próprias para se deslocar até um serviço de saúde.

Porque o SAMU 192 NÃO transporta todo e qualquer paciente:

• Porque existe somente para salvar vidas, a ambulância só atende a casos realmente graves, com risco à vida;
  • Porque caso a ambulância saia do posto para atender um caso comum, pode receber chamada de um caso realmente grave e não estar disponível para socorrê-lo a tempo, colocando em risco a vida do mesmo.

Quem determina a saída ou não da ambulância do SAMU 192 do seu posto:

• Somente o médico coordenador da Central de Regulação do SAMU 192;
  • NÃO tem alçada para determinar a saída da ambulância: Prefeito de qualquer das cidades do Consórcio, assim como, vereadores ou secretários de saúde das mesmas cidades.

Procedimento caso a ambulância SAMU 192 não seja autorizada a sair do seu posto:

• O médico fornecerá orientações por telefone sobre os procedimentos a serem adotados pelo próprio paciente ou o responsável pela ligação, e possivelmente aconselhará os mesmos a procurarem por um médico pessoalmente na Estratégia Saúde da Família, localizado na rua Antonio de Castro Leite, 16, centro, telefone 3978 1773 ou 1626.

Conheça a estrutura de RH e ambulâncias do SAMU 192 da nossa região:

São 298 profissionais, distribuídos entre funções administrativas e técnicas, em jornadas de 8 horas diárias, escala 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso e 24 horas de trabalho por 72 horas de descanso;

Distribuição das ambulâncias:

Cidade Tipo de Ambulância:

• Unidade Saúde Básica = motorista e técnico de enfermagem
  • Unidade Saúde Avançada = médico, motorista e técnico de enfermagem
Jambeiro 01 Unidade Saúde Básica
Caçapava 02 Unidades Saúde Básicas
Jacareí 03 Unidades Saúde Básicas
São José dos Campos 07 Unidades Saúde Básicas e 02 Unidades de Saúde Avançada

Atenção:

Embora Jambeiro tenha fixa uma ambulância de Unidade Básica, caso haja uma ocorrência relevante, o médico da Central de Regulação do SAMU 192, poderá determinar que outras unidades dêem suporte e se desloquem para atender Jambeiro, e vice versa, pois trata-se de uma rede.